sexta-feira, outubro 19, 2012

Quando o ruim vira bom – Gaby Amarantos! - de Nando pires

Eventualmente assistimos a mudanças de conceitos que soam estranhíssimas! Ora, como uma coisa anteriormente ruim se torna boa?

Musicalmente falando: Recentemente assistimos às premiações de duas das mais conceituadas emissoras de televisão brasileiras no quesito musical. O “Multishow” que premiou a cantora paraense “Gaby Amarantos” com o troféu “Novo Hit” pela canção “Ex Mai Love” e a “MTV” que lhe sagrou como a grande ganhadora do ano (no VMB 2012) com os prêmios de “Artista do Ano”, “Melhor Artista Feminino” e “Melhor Capa”.

Observem: O estilo musical de “Gaby Amarantos” é denominado como “Tcnobrega” e nesse universo musical ela é tida como a sua musa maior. Agora lhes pergunto: Já viram uma foto dessa madona? Fora os sutis traços da sublime beleza da referida diva, questiono novamente: Já ouviram o som de Gaby? Caso não o conheçam ainda, aí vai seu site para que constatem os argumentos expostos a seguir: http://gabyamarantos.com

Agora, o mais impressionante! Acreditem se quiser, mas ela faturou todos esses prêmios sobrepujando valores “realmente” artísticos como a consagrada “Rita Lee” e “Pitty”, essa última com seu maravilhoso trabalho “Agridoce”! Acredito que para o ilustre Boris Casoy, isso se configuraria como “uma vergonha”!

Afinal, a que se prestam esses prêmios? A que nível chegou o crivo artístico das consagradas emissoras de rádio e de televisão brasileiras? Onde está o valor que se dá à arte? E porque esse valor artístico, há anos vem constantemente sendo inferiorizado por meros interesses comerciais de empresários já milionários?

Uma das músicas mais famosas e talvez a mais relevante para a carreira de “Gaby Amarantos” é a “Xirley” e, ela abre seus versos da seguinte forma: “Saia Vermelha, camisa preta. Chegou para abalar! Quando tu for na casa dela, lhe buscar, ela vai preparar. Café coado na calcinha, só pra te enfeitiçar” Isso seria uma mistura de jingle de loja de departamentos com fórmula de macumba?  Alguém consegue achar alguma poesia nesse troço?

Por último, a própria Gaby falou em diversas entrevistas do aspecto de “inclusão social” de seu estilo musical, que anteriormente era segregado e posto à margem da música de qualidade, àquela que antigamente recebia premiações por seu mérito… Mas a verdade é que antes de haver a desejável inclusão social (argumento por vezes utilizado indevidamente para justificar desmazelos, dado ao seu caráter quase inquestionável), é necessário que haja as inclusões “cultural” e “artística” das músicas e dos artistas, para que se tenham obras e carreiras que possam ostentar qualidades para figurar merecidamente nessas premiações tão expoentes!

Estamos sedentos por novidades! Por músicas de qualidade, vindas de quaisquer partes de nosso extenso país, feitas por quaisquer artistas de quaisquer cores, raças, credos e condições sociais. Estamos sedentos para comprar ingressos desses bons shows, para encher os bolsos desses novos ícones e também para escrever sobre eles lhes dando destaque, mas não confunda boa música com lixo musical, comercial, enlatado e posto goela abaixo do público por uma superexposição midiática exaustiva, maçante, massificante, cansativa e comprada!

Isso porque eu nem vou mencionar que outro dos grandes premiados da atualidade é o tal do “Michel Té Logo”! (risos)

Mas como nem tudo pode ser ruim, quero finalizar este artigo fazendo uma reverência a um artista revolucionário, verdadeiro, autêntico, inovador e sem o qual, o mundo não teria grande parte das músicas que vimos nos últimos 62 anos!

Parabéns ao Chuck Berry, que acaba de completar 86 anos, é cantor, compositor e, sobretudo; um dos grandes guitarristas norte americanos, que talvez seja o verdadeiro pai do bom e velho “rock’n’roll”!

Novamente findo por desejar a todos um ótimo, musical e revigorante final de semana! Desta vez, com menos inocência quanto ao que vemos em nosso redor e embalado pelo maravilhoso som de Chuck Berry!

fonte:http://www.nandopires.com.br/blog/?p=2726

Posted via email from Marcio Agnelo - Marcius - @marcinho