terça-feira, março 16, 2010

Web 2.0

Web 2.0

Web 2.0, segundo a Wikipedia, é um termo que foi criado em 2004 pela empresa O´Reilly Media, para denominar uma segunda geração de comunidades e serviços na web. O conceito seria a “web como plataforma”, tendo como principais representantes wikis, as indexações feitas com tagueações dos usuários, redes sociais e tecnologia da informação. O termo se refere mais à forma como a web é vista pelos usuários e desenvolvedores do que a atualizações técnicas.

Segundo Tim O´Reilly, “Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nessa nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”

Em Relações com Investidores a criação do conteúdo não pode ser compartilhada, pois as companhias são as responsáveis por disponibilizar suas informações ao mercado sempre através dos 3 princípios que regem o relacionamento com o mercado: transparência, acesso a informação e equidade de tratamento. Mas o conceito Web 2.0 pode ser aplicado em RI através da flexibilização dos canais de acesso à informação, possibilitando as mais variadas formas de acesso aos usuários, utilizando-se das ferramentas criadas nos últimos tempos, tais como Twitter, Youtube e Vimeo, Facebook e LinkedIn, o Slideshare ou Scribd, RSS, e até mesmo o site mobile, que permite acesso pelo celular ou PDAs, e o bom e velho alerta de e-mail.

Para utilizar as várias ferramentas existentes na internet, as empresas devem ter uma comunicação coesa em TODOS os meios e estar abertas a receber e responder aos vários feedbacks recebidos - caso contrário, o simples uso das ferramentas não podem ser caracterizadas como Web 2.0. Para disponibilizar informações e fazer uso da ‘inteligência coletiva’, a empresa deve contar com a dedicação de sua equipe de RI.

Uma forma de adotar a flexibilização do conteúdo de RI pelo uso do feedback de vários usuários é  fornecer e dar destaque às informações mais acessadas. Esse é o caso, por exemplo, das homes segmentadas ou das nuvens de tags, onde o usuário pode visualizar o que está sendo mais buscado pelos seus pares.

Desde 2004, o IR Global Rankings,  analisa a diversidade de ferramentas de acesso para o usuário na avaliação técnica de IR Website e Relatório Anual Online. O uso de RSS, homes segmentadas e alertas de e-mails foram os primeiros itens avaliados dentro do conceito Web 2.0 e no decorrer das edições, passou-se a avaliar também a presença de Homepages segmentadas e/ou dedicadas para diferentes usuários: Analista x Investidor Institucional x Retail (Figura 01*) ou ainda Homepages personalizadas de acordo com a necessidade do usuário entre outras ferramentas que possibilitam a flexibilidade de acesso à informação (Figura 02**).

Como o grande valor de Relação com Investidores está no conteúdo que é divulgado, o IRGR busca ainda a presença de cada companhia dentro de blogs, fóruns de discussões e redes sociais não apenas com intuito de dar uma avaliação para a companhia pela simples presença em si, mas principalmente para acompanhar as tendências e a velocidade com que esse conceito avança no mundo corporativo.

Hoje, depois de quase 6 anos de existência, o termo Web 2.0 é muito usado e até explorado como forma de marketing por muitas empresas que alegam ser capazes de dominar a plataforma. Mas a realidade é que o termo é pouco compreendido conceitualmente na sua essência. Para que o RI esteja realmente inserido nessa plataforma, é necessário estar capacitado para aproveitar todas as ferramentas já existentes e monitorar respostas e comentários instantâneos, filtrar os feedbacks pertinentes e agir baseado no que inteligência coletiva pode agregar. Se isso não acontece, a atuação do RI dentro da Web 2.0 acaba sendo apenas reativa, com a utilização da plataforma somente para “ouvir”.

Aproveitar o uso desta interatividade e ser capaz de usar uma variedade serviços da plataforma vinculada ao tipo de conteúdo produzido demandaria um trabalho intensivo e muito tempo do profissional de RI. Por isso, o grande salto da Web 2.0, que é o compartilhamento do conhecimento e da inteligência coletiva de forma ilimitada - como já acontece em outros segmentos da comunicação - ainda está por vir na área de Relações com Investidores.

*Figura 01 - Fonte: Website RI ALL, http://ir.all-logistica.com/all/web/default_en.asp?idioma=1&conta=44&V=1

**Figura 02 - Fonte: Website RI ENI, http://www.eni.it/en_IT/investor-relation/investor_landing_struttura.shtml

Posted via email from Márcio Agnelo [Marcius] :: [@marcinho]

Nenhum comentário: