segunda-feira, agosto 17, 2009

A falsa-amizade é o lobo vestido de ovelha

Faz um tempo que não blogo aqui, ainda mais qdo resolvo falar de coisas 'pesadas' , como por exemplo um assunto que gosto muito de falar - A Amizade.

Não falarei muito de mim diretamente, mas sim sobre conclusões mais efetivas que temos de acordo com situações cotidianas que vivemos. Essa é para aqueles que se julgam populares ou muito mais queridos do que imaginam... ou pior ... só porque tem um twitter com 5000 pessoas te seguindo vc se acha um atro. Não é o meu caso, mas já pensei muito errado a respeito.

A matemática é simples. Sua vida vai se resumir em no máximo 3 grandes amigos em toda a sua vida. E, normalmente esses amigos estão vinculados à sua infância e adolescência, ou seja, no máximo até os seus 18 anos.

Tudo que vir depois disso, sofrerá uma análise pessoal muito mais complicada por você, mas em raros casos (como o meu), nascem grades amizades para a vida toda.

Mas será que é para a vida toda? Essa é a grande questão.

Amigos

Existe aquela frase que diz "A Amizade não se cultiva, se conquista!", mas para quem não teve muitos amigos durante a fase "De Ouro", tem que se cultivar sim, e olha que dá trabalho.

Hoje eu tenho grandes amigos, se não forem os meus melhores! Mas se por um motivo qualquer eu perco um pouco o contato com eles eu perco a amizade! Pois tem que sempre estar lá batalhando pelo seu espaço no coração do maldito.

Isso acontece com todos e confesso que é muito triste. E sabe por que? Pois esses grandes amigos que vc tem depois de "adulto" te decepcionam facilmente, e não porque o cara é um F.D.P. mas é por que a valia por isso é menor ... ele se acabaria se decepcionasse um grande amigo de infância ... e não vc que, com seus 30 e poucos anos reconhece como um grande amigo há dois.

Relações humanas é uma merda. Investir em amizades é o maior investimento de risco que vc faz na sua vida. Já vi muita gente "chorando as pitangas" porque a se decepcionou com ele pois confiava bastante nele e tal mais coisas.

Outra coisa muito importante. Todo Amigo(a) tem uma Yoko Ono para botar abaixo tudo que vc construiu. Mesmo quando essa Yoko Ono tb lhe acha uma pessoa legal ou até um amigo.

Não se luta com uma Yoko Ono! Se vc perceber que tem alguém no meio influenciando sua amizade, pode considerar-se derrotado. É mais fácil se adaptar e dividir espaço.

E olha ... não é aquela(e) namorada(o) ! pode ser qq pessoa. mesmo. Até algum outro grande amigo seu (a partir daqui tratarei no masculino que é um saco colocar variação do substantivo ok?).

Super Colegas

Esses são na verdade a espécime mais controversa na vida da gente. Muita gente se confunde achando que é um grande amigo mas na verdade ele não vai te convidar para o casamento dele, ou lhe convidar para sua festa de formatura e outras coisas mais relevantes na vida dele na qual você espera o reconhecimento pelo seu talendo de estar lá ao seu lado.

E daí você vai se decepcionar! E quem está errado é você! Cultivou demais no lugar errado. Eu particularmente não me decepciono com isso, mas lhe confesso que frustra bastante (passei recentemente por isso), mas faz parte, foi um erro seu e ponto!

O Super Colega é aquele que está sempre querendo saber da sua vida para se mostrar importante e poder dar um conselho ou qq outra coisa. Digo isso pois é absurdamente comum isso acontecer com pessoas mais 'populares'.

Eu mesmo sofro um pouco com isso. Sou músico e toco na noite. Então é normal vc ter uma visibilidade maior que a dos outros e consequentemente vc ter mais contatos diretos com elas e em 99,9% dos casos ali nesse meio não tem nenhum grande amigo ou alguém que se transformará em grande amigo. Temos que ter a cebeça no lugar para não nos confudirmos com isso, pois fatalmente você vai se entristecer.

Quem é hoje adolescente e está lendo isso talvez não esteja entendendo muito o que estou falando ou até considerando eu uma pessoa 'amarga', mas não é isso babies! Falo isso por experiência e prefiro mostrar logo o caminho das pedras antes que alguém caia em desgraça (como aconteceu n vezes comigo).

Gostaria muito de agradecer aos meus 5 grandes amigos, pois se não fossem por vocês não estaria aprendendo o que aprendi na vida.

Ser seletivo. Sempre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Assim como você, sinto as agruras da falsa-amizade, do falso-agir. O eterno cair de máscaras a cada descoberta, a cada queda nossa.

Sinto exatamente isso com alguns amigos em comum. Graças ao desumano ritmo de trabalho, o eterno postergar de encontros e as Yoko Onos da vida, as amizades morrem.

Ao menos, posso dizer que a amizade não se mede pela litragem de cana consumida, mas pelas palavras catalisadoras, a mão amiga e a reciprocidade.

Abraços e bom post.