terça-feira, junho 30, 2009

Minha infância e os anos 80



As pessoas que nasceram dos fins dos anos 70 aos meados dos 80 foram sortudas. Eu sou de 77 e tenho então 25 anos (rs!). Fomos a última geração que viu a ficha de orelhão, o disco de vinil nas lojas e teve a infância e a adolescência brincando na rua e livre de telefones celulares. Diz-se por aí que temos a vantagem de ter vivido a transição tecnológica nos últimos anos, compreendendo-a mais facilmente.

E isso é fato. A adaptação para o computador, mídias digitais em geral foram bem aceitas por nós e até um conhecimento histórico de ter vivido tal época. Como se fôssemos uma pequena enciclopédia de informações relevantes à você e sua época (mesma coisa sobre nossos pais nos anos 70)

Lembro com um eterno saudosismo tudo que passei na minha infância/pré-adolescência. E isso marcou tanto minha vida que tenho marcado no meu corpo um dos desenhos que mais assistia nessa fase (além de outras coisas).


Foram muitas manhãs e tardes (nas férias) na frente da tv... Bozo, Xuxa, Mara etc me fizeram bastante companhia. Aliás, ainda hoje não perco uma chance de assistir os desenhos que passavam nesses programas... Não troco Tom e Jerry, He-man, She-ra, Pica-pau, Looney Tunes e Pantera Cor-de-rosa, que ainda passam pelas madrugadas da vida nem por Simpsons, quem dirá pelas coisas que passam agora... Isso para não falar dos queridos Ursinhos Gummy, A Nossa Turma, Smurfs, Snorks, Pooples, Muppet Babies e Thundercats que não passam mais... Não posso esquecer dos seriados japoneses: Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraya...

Lembro das canetas de 10/12/15 cores, dos estojos "automáticos" paraguaios, de comer KRI, de chorar quando o Chacrinha morreu (manteiga desde sempre), cantava junto com o comercial da Faber Castell aquela espetacular música de Toquinho, pogobol, e claro das meninas de meu colégio.

Eu era grandão, sempre fui o maior no meu colégio inteiro qdo fazia primário, achavam-se que eu iria ficar gigante, não passei de 1,80m.

Lembro-me que quando chegava as férias de colégio de fim-de-ano dava para ver o sol ainda se pondo (como toda criança, eu estudei à tarde, para deixar as mães em paz!), jogava futebol como um retardado mental, não parava nem para beber água e em casa ver desenhos animados frenéticamente.

Acredito que tudo isso que gostava teve um valor para mim que, não dá impressão que naquele tempo euera criança, a lembrança de tais fatos são tão grandes que é como se fosse ontem para mim.

E para ser bem franco, pelo menos para mim as coisas não mudaram tanto, temos um meio de comunicação mais rápido somente, mas se você se concentrar nas coisas que vc faz hoje, naturalmente você pesquisa detalhes de coisas passadas e não exatamente o que está vivendo. E por que a gente faz isso?

Simplesmente porque queremos nos manter informado do porquê das coisas que acontecem hoje. Mudando até um pouco de assunto e sendo mais enfático sobre nós e não a época. Você já notou que vivemos em função do anos que vivemos menos 20 anos.

Tenho certeza que a próxima década todos irão relembrar com nostalgia os Guns n'Roses, Extreme, Nirvana, Pearl Jam, ou seja, a fase grunge de nossa vida.

E nós oitentistas vamos ficar assistindo de camarote o pessoal se emocionar com isso mas ouvindo em nosso mp3 player Madonna, Genesis, Dire Straits, Michael Jackson, e outras trocentas bandas em que fez sucesso com uma música só e a gente nem lembra o nome do maldito, mas dá um orgulho animal quando a gente o acha para ouvir.

Alguem conhece "Frank Goes to Hollywood"? Pois é ... muita gente achava que o seu único sucesso era da banda Duran Duran (!) , e muita gente ainda fala que a melhor música deles ...

... depois eu falo qual é essa música!

Nenhum comentário: