quinta-feira, setembro 25, 2008

Carnivàle - A melhor série que já vi em minha vida!


Carnivàle é uma série norte-americana com apenas duas temporadas. Mesmo com os apelos de inúmeros fãs, a série teve seu fim prematuramente decretado em 2005. Não caiu no gosto popular norte-americano. Não tinha audiência necessária que agradasse aos patrocinadores. Não tinha gente famosa, bonita e descolada. Enfim, não era a fórmula convencional de séries HBO. Mas… depois do lançamento dos 2 DVD’s completos da série em 2006, Carnivàle adquiriu notoriedade e vem sendo cultuada pela sua originalidade, conceito, roteiro, figurino, fotografia (brilhantes) e edição.

Criada por Daniel Knauf, Carnivàle é um freakshow circo com parque de diversões itinerante rodeado de mistérios (me lembrou muito o filme “As 7 Faces do Dr. Lao“), que percorre os territórios desertos dos Estados Unidos, durante a grande depressão de 1934. Narra simultaneamente as histórias de um fugitivo prisioneiro com poderes milagrosos (Nick Stahl) que se agrega ao circo, e a de um reverendo metodista poderoso e manipulador, na ótima interpretação do ator Clancy Brown. Pouco a pouco, o mistério de cada personagem se derenrola e os fatos levam em direção a um grande conflito entre o bem e o mal que está apenas prestes a começar.

A série começa com um discurso de Samson, o pequeno e simpático gerente do circo:

Antes do início, depois da grande guerra entre o Céu e o Inferno, Deus criou a Terra e a entregou ao ardiloso macaco chamado homem. E a cada geração nascia uma criatura de luz e uma criatura de trevas. E grandes exércitos se digladiaram na noite da antiga guerra entre o bem e o mal. Era um tempo de magia, nobreza e inimaginável crueldade. E foi assim até o dia em que um falso sol explodiu sobre Trinity, e o homem trocou para sempre a magia pela razão.

Na minha opinião, Carnivàle é uma das mais fantásticas produções já realizadas para a TV. Uma série carregada de magia e fantasia, particularmente misteriosa e bela.

Veja aqui a abertura desse magnífico seriado:


Nenhum comentário: